Você está em:
IMPRIMIR

Mais de R$ 2,7 milhões estão sendo investidos em Contagem, que se transformou em canteiro de obras

20 de junho de 2017

As obras do complexo esportivo foram retomadas em Nova Contagem

As obras do complexo esportivo foram retomadas em Nova Contagem

selogestaotucanaCom importantes obras em andamento, Contagem está passando por um processo de reestruturação urbana para melhorar a qualidade de vida da população. Intervenções na rede pluvial, por exemplo, são feitas para evitar inundações. Ruas estão sendo pavimentadas e praças revitalizadas. O investimento da prefeitura é de mais de R$ 2,7 milhões.

A cidade foi transformada em um “canteiro de obras”. No bairro Petrolândia, a praça Irmã Maria de Paula ganha nova cara com melhorias na iluminação, instalação de ilhas verdes elevadas, reforma de equipamentos públicos e reconstrução do coreto. “Moro aqui desde 1975 e essa praça tinha sido deixada de lado, nos passando a sensação de abandono. Espero que com a revitalização as famílias voltem a frequentar esse espaço, trazendo as crianças para brincar”, diz José Vicente, de 60 anosNo cronograma da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos para a praça do Petrolândia também está incluído o plantio de mais árvores. As manilhas de concreto usadas na criação do playground estão sendo substituídas por peças de eucalipto. A previsão é a de que as intervenções sejam concluídas em outubro.

Na avenida Nacional, na regional de mesmo nome, está sendo reconstituída a contenção de um córrego que desabou junto com parte do asfalto da via, deixando o trânsito interrompido. Cerca de 80% da obra está finalizada. Está sendo elaborado um estudo que vai apontar a solução definitiva para os demais pontos da contenção que apresentam instabilidade.

Também no bairro Nacional estão sendo feitas a limpeza de bocas de lobo e a desobstrução da rede de drenagem pluvial para evitar enchentes no período de chuva. Essas obras são executadas na avenida das Caçambas.

Assim como no Nacional, limpeza de córrego e desentupimento de manilhas foram feitos na rua Mílton Muniz, no bairro Funcionários, regional Sede. Na rua Mônaco, na Ressaca, está em curso a drenagem de bocas de lobo e sarjetas, além de instalação de novos dispositivos contra alagamentos. As obras ficarão prontas até o fim de junho.

Trânsito livre

Na avenida Coronel Jove Soares, no bairro Inconfidentes, regional Riacho, a erosão tomou parte da via, impedindo o trânsito em uma das pistas e impossibilitando o acesso de pedestres. Para acabar com o problema, a prefeitura fez a contenção. Mais de 90% da obra está pronta, faltando a reconstituição da vegetação para liberação do tráfego.

A delimitação da calçada e a drenagem da rede pluvial foram feitas na avenida Dr. Cassiano, no bairro Ressaca. Está faltando a recomposição do asfalto para que a obra seja finalizada. A construção do meio-fio aumentou a segurança dos pedestres.

Complexo esportivo

Em Nova Contagem, foi retomada a construção do complexo esportivo. As obras estão a todo vapor entre as ruas VC3, VP2 e Via Três. Além de pista de skate e ginásio poliesportivo, o complexo terá biblioteca, teatro e um ponto de inclusão digital com computadores de uso gratuito.

No local também funcionará um Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A conclusão do complexo está prevista para janeiro de 2018. O secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Reinaldo Alves Costa, ressalta que todas as obras estão sendo executadas em Contagem após demanda apresentada pela população.

“São demandas repassadas ao gabinete do prefeito Alex de Freitas, pedidos da população averiguados e priorizados de acordo com o grau de severidade. Serviços que causam impacto positivo, para que cada vez mais possamos eliminar pontos de riscos na cidade”, destaca Reinaldo.

Segundo o secretário, novo pacote de obras será apresentado ao prefeito. “Temos uma perspectiva de intervenções com investimentos na saúde, educação, esporte e lazer, habitação e limpeza urbana, entre outras”, disse.