Liberados a municípios mineiros R$ 10,6 milhões em emendas do senador Aécio para saúde básica

6 de junho de 2018

O governo federal liberou, nessa terça-feira (05/06), o pagamento de R$ 10,6 milhões em emendas parlamentares do senador Aécio Neves para investimentos em serviços de saúde básica em dezenas de municípios de Minas Gerais.

Os recursos são do Fundo Nacional da Saúde e estão sendo repassados diretamente às prefeituras com destinação exclusiva para a área de saúde. O ex-governador mineiro destaca que esses recursos são importantes para atendimento da população em municípios que enfrentam dificuldades financeiras causadas pelo atraso nas verbas devidas às prefeituras, mas que foram bloqueadas pelo governo estadual.

“São emendas da maior importância para a população porque viabilizam serviços essenciais de saúde. Somam-se a outros recursos federais liberados mês passado destinados à compra de ambulâncias e de equipamentos odontológicos. Certamente não resolvem os problemas na saúde, porque são muitos, mas contribuem com as despesas das prefeituras penalizadas pela escassez de recursos do Estado”, afirmou o senador Aécio Neves.

Em maio passado, o Fundo Nacional de Saúde liberou a outras dezenas de prefeituras mineiras o pagamento de R$ 2,9 milhões para compra de ambulâncias e de gabinetes odontológicos. Os recursos federais foram reivindicados pelo senador junto ao Ministério da Saúde e repassados diretamente às prefeituras.

Entre 2015 e 2017, o senador Aécio conseguiu a liberação de R$ 41 milhões aos municípios mineiros por meio de emendas parlamentares.

Fonte: Assessoria do senador