Você está em:
IMPRIMIR

Juvenal Araújo toma posse na Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

12 de abril de 2017

Juvenal Araújo assinando o termo de posse ao lado da ministra dos Direitos Humanos Luislinda Valois

Juvenal Araújo assinando o termo de posse ao lado da ministra dos Direitos Humanos Luislinda Valois

O presidente do Tucanafro, Juvenal Araújo, tomou posse nessa terça-feira(11/04) como novo secretário da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a Seppir. A cerimônia aconteceu no Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília. Ele assume o cargo no lugar da também tucana Luislinda Valois, que desde fevereiro comanda o Ministério dos Direitos Humanos. Juvenal Araújo falou dos desafios de conduzir a secretaria e trabalhar em prol da igualdade racial no Brasil.

“Os desafios são gigantes. Porque nós somos maioria da população brasileira, mas ainda há a invisibilidade do negro, principalmente nos cargos de poder. O negro ainda não é visto nos cargos de poder no Brasil. Então, nosso principal desafio é criar políticas públicas de promoção de igualdade racial para que diminuam a desigualdade hoje que existe entre negros e não negros”, declarou.

Também tomou posse na mesma cerimônia Marcos Antonio Ferreira Pelegrini, como o novo secretário da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois também esteve presente no evento. Como novo secretário da pasta, Juvenal Araújo citou o trabalho como presidente do Tucanafro e destacou o desempenho do PSDB no segmento.

“Nós somos hoje 27 presidentes estaduais do Tucanafro e graças a essas diretorias, graças a capacidade desses dirigentes em seus estados que realmente mostrou que o PSDB tem o seu DNA em questão social. Fernando Henrique Cardoso foi o presidente que mais fez em favor da questão do negro no Brasil. Para nós é muito importante que o partido (PSDB) tenha hoje uma ministra negra, ministra dos Direitos Humanos, e que mostremos para a sociedade que quando nós nos organizamos, nós conseguimos vencer as desigualdades sociais”, disse.

Juvenal Araújo tem 40 anos e é de Governador Valadares. Ele atua à frente do Tucanafro, movimento do PSDB em defesa da população negra, desde 2013. O tucano é graduado em Gestão Pública e como sindicalista já assumiu os cargos de superintendente administrativo do Sindicato dos Agentes de Saúde no Estado de Minas Gerais, diretor da Federação Estadual dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde e de Formação e Educação Sindical da Força Sindical de Minas.

Juvenal Araújo também foi diretor-tesoureiro da Comissão Organizadora do Secretariado Nacional da Militância Negra do PSDB. Graças ao trabalho desta Comissão, o Tucanafro já foi implantado em 15 Estados.

Fonte: Portal do PSDB