Governo de Minas esconde pagamento de jetons e supersalários de secretários

2 de fevereiro de 2016

jeitoPT

A falta de transparência sinaliza manobra para tentar esconder os supersalários do alto escalão. O secretario Helvécio Magalhães recebeu cerca de R$ 90 mil em dezembro, apenas em jetons foram mais de R$ 42 mil

Para o governo petista o termo “transparência” parece ter algum outro significado. Depois de deixar os salários dos servidores desatualizados no Portal da Transparência por dois meses, o governo agora deixa de fora da prestação de contas o valores dos jetons de seus secretários. Os salários de novembro deveriam ser publicados até o último dia útil do mês de dezembro, e os de dezembro, até o último dia útil de janeiro – o que não aconteceu. Agora, em fevereiro, o Portal foi novamente atualizado, mas desta vez, com uma novidade: quem consulta o nome dos Secretários e funcionários do alto escalão do governo não mais consegue visualizar o pagamento de jetons, que são os valores pagos por participação em conselhos.

Para encontrar os valores pagos a título de jetons é necessário baixar uma planilha com nada menos do que 373.240 linhas, e a procurar cada secretário no meio desta lista. O desaparecimento das informações coincide justamente com o pagamento recorde para o secretário de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, justamente o responsável por conter o déficit do estado e gerenciar a folha de pagamento dos servidores, que vem sendo paga de maneira parcelada e com atrasos. Apenas pela participação no conselho do BDMG, o Secretário recebeu em dezembro R$ 27.600,00, valor que excede o valor recebido em Abril pela participação neste mesmo conselho em 186%. No total, somados os vencimentos do secretário no estado e na Prefeitura de Belo Horizonte, Magalhães recebeu mais de R$ 90 mil líquidos em dezembro.

pasted image 0

Chama também atenção os salários do outro secretário responsável por gerenciar as contas do Estado, José Afonso Bicalho, secretário de Fazenda, que no mês de dezembro recebeu um total de R$ 41.239.08. “O nosso bloco de oposição na Assembleia Legislativa vem denunciando desde o ano passado o abuso cometido pelos companheiros do PT à frente do governo. Enquanto os servidores sofrem com o atraso e parcelamento de salários, os secretários responsáveis pela gestão das contas do estado recebem salários astronômicos. O que o secretário Helvécio recebeu apenas no mês de dezembro corresponde a 4 anos de salários de um professor, ou 2 anos de salário de um policial.” afirma o líder da Minoria na Assembleia Legislativa, deputado Gustavo Valadares (PSDB).

bicalho

Clique e confira: