Você está em:
IMPRIMIR

Governador Valadares tem queda em números de crimes violentos

19 de agosto de 2019

A segurança pública, conforme o artigo 144 da Constituição Federal, “é um dever do Estado, direito e responsabilidade de todos”, e podemos acrescentar também que é um anseio da população. É importante ressaltar que é muito delicado tratar redução da criminalidade como uma “vitória”. Afinal de contas, por trás de cada vida que se perde há filhos, esposas, mães que veem um ente querido ser arrancado do convívio familiar de forma abrupta, o que quase sempre é insuperável.

Mas atuação do poder público deve ser constante. O trabalho ostensivo de combate ao crime e ações preventivas das polícias Militar e Civil, vem garantindo a redução de crimes violentos, como roubo e homicídio, em nossa cidade. E a Prefeitura de Valadares é uma parceira nessa missão. A recuperação de câmeras do Olho Vivo, que permitem o monitoramento em tempo real; a instalação de iluminação pública em locais que antes sequer haviam postes de luz e também as podas de árvores, são apenas algumas das ações da atual gestão que contribuem diretamente para o aumento da segurança.

 

Confira os números do Armazém de Dados da PMMG:

Homicídios

De acordo com a análise, o número de homicídios consumados em Governador Valadares, no ano de 2018, foi o menor dos últimos dez anos: 77 consumados. Em 2019, ao considerar o período entre janeiro e maio, o número de homicídios consumados foi de 29 vítimas, o menor da série histórica para os primeiros cinco meses, desde 2010.

Crimes violentos

Os crimes violentos* tiveram uma queda significativa no período de janeiro a maio de 2019, totalizando 290 ocorrências. Esse número representa uma queda de 49% em relação ao mesmo período de 2017. Se comparado à média entre 2010 e 2018 para os cinco primeiros meses do ano, a queda foi de 44%.

*(São classificados como “violentos” os crimes: homicídio tentado e consumado, estupro tentado e consumado, estupro de vulnerável tentado e consumado, roubo consumado, extorsão mediante sequestro e sequestro e cárcere privado). 

Roubos

Em relação aos roubos*, Governador Valadares também apresentou queda no ano de 2019, no período de janeiro a maio. Neste ano, a Polícia Militar registrou 201 ocorrências. Este número representa uma queda de 57% em relação ao mesmo período de 2017. Se comparado a média entre 2010 e 2018, que foi de 388 roubos nos cinco primeiros meses do ano, a queda em 2019 foi de 48%.

*(Segundo o Código de Direito Penal, é considerado roubo o ato de “subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência”)

Compromisso da Prefeitura Valadares

Para o prefeito de Valadares, André Merlo, o ideal é que esses números diminuam ainda mais. E reforça o compromisso da gestão atual em cooperar com a diminuição da criminalidade em Governador Valadares. “O crime é um reflexo das desigualdades, da crise e afeta todo o país, infelizmente. O ideal, claro, seria não termos crimes para noticiar, mas é importante que haja uma redução na criminalidade. Parabenizo as forças de Segurança Pública pelo combate à violência e reitero que a Prefeitura é um parceiro nesta missão de tornar Valadares uma cidade mais segura”, complementa o prefeito.

Prefeito André Merlo preside reunião do GGIM na Risp