Você está em:
IMPRIMIR

Extrema foi sede de encontro internacional preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água

26 de fevereiro de 2018

Prefeito João Batista participou do Bonn Challenge 3.0, mesa redonda de onde saíram as principais propostas para o 8º Fórum Mundial das Águas a ser realizado em Brasília (DF); representantes de 11 países participaram

O Brasil será sede em 2018 do Fórum Mundial da Água, um evento mundial onde serão discutidas as políticas de uso deste recurso tão precioso. Na última semana, antecedendo o evento principal, representantes de 11 países estiveram em Extrema, no Sul de Minas,  para o Bonn Challenge 3.0, uma mesa redonda de onde saíram as principais propostas para o Fórum.

O 8º Fórum Mundial da Água será realizado em Brasília (DF), de 18 a 23 de março. Clique AQUI e acesse o site do fórum.

O Bonn Challenge 3.0 contou com a apresentação de projetos ambientais que acontecem no Brasil e no mundo em reflorestamento ambiental. O evento visou trocar experiências entre os ambientalistas do mundo todo para melhorar ainda mais as práticas adotadas para a preservação e reconstrução de florestas e matas. Estiveram presentes também os secretários de meio ambiente dos estados do Espírito Santo, Pernambuco e de São Paulo.

Projeto Conservador das Águas

O Projeto Conservador das Águas foi o grande carro chefe do evento e foi apresentado a todos o Conservador da Mantiqueira que atenderá mais de 200 municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Recentemente, uma comitiva de Extrema foi ao Palácio dos Bandeirantes para visitar e estreitar os laços com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que está criando o “Projeto Nascentes” no estado de São Paulo. O projeto visa plantar mais de 16 milhões de mudas para recuperar nascentes de todo o estado e foi inspirado no projeto pioneiro da cidade de Extrema.

Extrema foi escolhida não só por ter o programa ambiental mais premiado do país, mas também por sua disposição em levar o Conservador das Águas para outros municípios.

O Conservador da Mantiqueira já conta com 51 municípios participantes, a meta é chegar a 200 municípios protegendo suas nascentes e recuperando suas matas. Além disto, 100% do lixo produzido na cidade passa pela Coleta Seletiva, que recebeu em 2017 cerca de mil toneladas. Assim, todo material com potencial para reciclagem foi aproveitado.

O prefeito João Batista (PSDB) abriu e também participou do evento. Confira vídeo gravado pelo tucano:

 

Fonte: Prefeitura de Extrema