Você está em:
IMPRIMIR

“Eu Cuido de JF” – Cesama investe R$ 15 mil na recuperação de unidades com projetos de grafitagem

10 de junho de 2019

O vandalismo é questão que, cada vez mais, afeta os espaços públicos, causando prejuízos consideráveis para o orçamento municipal de Juiz de Fora. Nos últimos anos, diversas unidades da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) também foram depredadas, o que obrigou a empresa a buscar alternativa criativa: recuperar tais espaços através de projetos de grafitagem, com mensagens voltadas para a preservação dos recursos hídricos.

Totalizando investimento de R$ 15 mil, foram contempladas quatro estações elevatórias de água nos bairros Paineiras, Alto do Passos, JK e Dom Bosco, além do Reservatório “Henrique de Novaes”, grafitado em novembro de 2018, durante a “Mostra de Graffiti Purencontro”, um dos cinco maiores eventos do gênero no país. Nem todos os espaços públicos podem, porém, mobilizar recursos para ações como essa. Dessa forma, a Secretaria de Comunicação Pública (Secom) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou a Campanha “Eu Cuido de JF – Se é Público, Também é seu”. A iniciativa tem como objetivo conscientizar o cidadão da sua importância na preservação desse patrimônio, através de ações simples, como, por exemplo, não descartar lixo no chão.

Além disso, a população pode colaborar também com a Guarda Municipal, responsável pelo monitoramento do patrimônio público. Quem identificar alguém praticando atos de vandalismo pode acionar uma das suas equipes pelo telefone 153, ou ligar para o Disque Denúncia, através do número 181. Se o cidadão for pego em flagrante, poderá responder criminalmente pelo ato. Nos demais casos, a ocorrência será investigada pela Polícia Civil, após perícia.