Deputado Eduardo Barbosa recebe delegação da União Europeia

8 de junho de 2018

O deputado federal Eduardo Barbosa, presidente do Grupo Parlamentar Brasil – União Europeia, recebeu nesta terça-feira (5) uma delegação de dez membros do Grupo de Trabalho América Latina e Caribe (COLAC), organismo de assessoramento superior direto do Conselho da União Europeia, onde debateram temas da agenda regional brasileira na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN).

No encontro, Eduardo Barbosa destacou a empatia dos brasileiros pela cultura e os valores europeus. “Firmamos uma aliança estratégica com o objetivo de ampliarmos ainda mais as áreas de cooperação. Os brasileiros têm uma visão positiva da Europa e isso pode ser constatado na absorção da cultura europeia em todo o país”, explicou.

Eduardo Barbosa e o presidente da CREDN, Nilson Pinto, assinalaram à comitiva que o processo eleitoral que culminará com a eleição geral de 7 de outubro, é marcado pela imprevisibilidade. Na avaliação de ambos, temas como a corrupção, violência urbana, saúde e desemprego, serão determinantes para que os eleitores possam se definir em termos de candidatos.

Em relação à crise na Venezuela, Eduardo Barbosa observou que o apoio no Brasil ao regime bolivariano é cada vez menor embora ainda haja um resquício de suporte ideológico em três partidos. Segundo Eduardo Barbosa, “o Brasil tem uma posição clara em relação ao que ocorre naquele país e não fechará as suas fronteiras. No entanto, essa pressão migratória não poderá recair apenas sobre um estado e terá de ser diluída com a interiorização dos venezuelanos”.

O COLAC é responsável pelo monitoramento e aconselhamento sobre temário relevante para a formulação e operacionalização de política exterior e agenda diplomática da União Europeia para a região.

Com informações da Assessoria de Comunicação da CREDN