Você está em:
IMPRIMIR

Deputado Tito Torres defende retomada das ferrovias mineiras

13 de setembro de 2019

O deputado Tito Torres, junto com a Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias Mineiras, está empenhado na realização de audiências públicas no interior para discutir a retomada e revitalização das estradas de ferro do Estado. Em reunião realizada na segunda-feira (09/09), foi definida a agenda de municípios que deverão receber os encontros da Comissão. Agora, os parlamentares estão articulando com as lideranças municipais a realização das audiências. Estão previstas reuniões em Conselheiro Lafaiete, Mariana, Ubá, Teófilo Otoni, Curvelo, Montes Claros, Sete Lagoas e Sarzedo.

“Reativar as ferrovias em Minas é uma necessidade. Além de facilitar e ampliar o escoamento da produção industrial diminuindo os custos, vai contribuir para interiorizar o desenvolvimento da economia. Isso sem contar o favorecimento do turismo e transporte de passageiros. É um assunto que interessa de perto os mineiros”, explica o deputado. No último dia 14, o parlamentar esteve presente na assinatura do acordo de cooperação entre o Governo de Minas e a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) para elaboração do Plano Estratégico Ferroviário. “Esse plano é importante para que Minas possa incluir seus projetos nos investimentos que serão realizados pelas empresas, em decorrência da renovação de suas concessões”, diz.

Em janeiro, Tito Torres participou de reunião técnica com a empresa Petrocity Portos S.A e o governo do Espírito Santo para apresentação do projeto da Estrada de Ferro Minas-Espírito Santo (EFMES), de iniciativa da empresa. No encontro foram apresentados detalhes do projeto da nova ferrovia, que ligará a cidade de São Mateus (ES) a Sete Lagoas (MG) para transporte de cargas em geral e com a expectativa de gerar cerca de 3.500 empregos em Minas e mais de mil no Espírito Santo.