Coronel Fabriciano também reivindica reparação à Samarco por tragédia de Fundão

30 de outubro de 2017

Reunião dos prefeitos com o Procurador-Geral da República em Minas, José Adércio Leite Sampaio, e a Assessora do Ministério Público Federal, Camila Cristina de Souza Rossi, em BH

O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius (PSDB), juntamente com os prefeitos de Ponte Nova, Wagner Mol, e de Mariana, Duarte Eustáquio Gonçalves Junior, e a representante da prefeitura de Baixo Guandu/ES, Lucinéia Siebel Sparch, esteve reunido em Belo Horizonte com o Procurador-Geral da República em Minas, José Adércio Leite Sampaio, e a Assessora do Ministério Público Federal, Camila Cristina de Souza Rossi.

O objetivo da visita foi pleitear junto à Samarco por meio do Comitê Interfederativo – CIF, a inclusão do município entre os atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015. Coronel Fabriciano, mesmo não sendo banhado pelo Rio Doce, teve sérios danos à sua fauna e flora, bem como seu parque aquífero responsável pelo abastecimento de toda a cidade, além de Ipatinga e Santana do Paraíso. O município margeia o Rio Piracicaba, principal afluente do Rio Doce, e que sofreu consequências graves na qualidade da água e dos peixes, que diminuíram sensivelmente.

“Há de se frisar, quando do fatídico desastre que assolou a região da bacia hidrográfica do Rio Doce, Coronel Fabriciano teve um papel fundamental no abastecimento de água potável da região, servindo o “seu” aquífero como um alento à falta d’água dos munícipes do Vale do Rio Doce. Essa informação, aliás, foi reconhecida na reunião recente entre os prefeitos da região e essa Fundação”, diz o ofício entregue pelo prefeito aos representantes da procuradoria.

Segundo Dr. Marcos, o objetivo do pleito é investir em projetos ambientais que possam garantir no futuro o abastecimento de água para a região. “O que queremos é iniciar uma serie de programas ambientais voltados para manutenção e recuperação do curso hídrico em questão e seus afluentes, contribuindo de forma significativa para todo o componente hídrico da Bacia do Rio Doce”, disse.

Ainda de acordo com o prefeito, nessa tragédia não há maiores ou menores atingidos. “Todos sofremos e nossa solidariedade com quem ficou diretamente sem água foi fundamental no momento de desespero e sofrimento”, afirmou.

O aquífero aluvionário do Rio Piracicaba,que fica em Fabriciano e é operado pela Copasa produz em média, 600 L/s (litros por segundo) e consta de 22 poços profundos e de uma estação de tratamento simplificado, onde é feita a cloração e filtragem da água antes de sua distribuição. O principal agente de recarga deste aquífero é o Rio Piracicaba, maior afluente do Rio Doce.A degradação ambiental e a falta de investimentos em projetos são atualmente a maior ameaça ao aquífero.

Coronel Fabriciano aguarda confiante a análise dos documentos entregues à procuradoria e espera iniciar a aplicação dos recursos em 2018.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Coronel Fabriciano