Você está em:
IMPRIMIR

Controladoria-Geral da Prefeitura de Contagem apresenta Plano Anual de Auditoria (PAA) para exercício de 2018

1 de março de 2018

O objetivo do PAA é abranger a administração direta e indireta

A Prefeitura de Contagem, por meio da Controladoria-Geral do Município, apresentou, nessa quarta-feira (28/02), o Plano Anual de Auditoria (PAA), para o exercício de 2018. O objetivo do PAA é abranger a administração direta e indireta, fazendo com que os produtos entregues sirvam de suporte para os gestores na melhoria dos controles primários de cada órgão ou entidade, tendo por base as ações preventivas de orientação, fiscalização e avaliação de resultados.

Ao apresentar o PAA, o auditor-geral do Município, André Virgílio da Costa Hilário, explicou que para a construção do plano foram utilizados critérios de relevância na definição dos órgãos que serão auditados como, por exemplo, o tamanho do orçamento, valor dos convênios, denúncias recebidas via Ouvidoria, sugestão de órgãos como o Ministério Público de Minas Gerais (MP) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Segundo o controlador-geral do Município, Weber Dias de Oliveira, a intenção, além de atender a legislação que prevê o plano anual como instrumento de governança, é trazer transparência para a atividade de controle interno. “Vamos dar total transparência, pois somos um governo totalmente aberto. Recebemos do prefeito Alex de Freitas total autonomia para exercer nossa atividade técnica sem nenhuma influência de órgãos e secretarias. É importante lembrar, também, que essa auditoria é feita por servidores efetivos”, disse o controlador explicando que o trabalho, após ser concluído, será publicado no Portal da Transparência da prefeitura.

Na oportunidade foi explicado o funcionamento do processo de auditoria, e os tramites legais, aos representantes das secretarias, autarquias, fundações e administrações regionais. Presente ao evento, o secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Kaká Menezes, fez questão de ressaltar o trabalho desenvolvido pela Controladoria que, no início da gestão, contribuiu de forma efetiva para a solução de um problema relacionado a um convênio da pasta.

Acordo de Metas

Durante a reunião, foi assinado o Acordo de Resultados 2018. O acordo é instrumento de governança em que equipes da Controladoria, Auditoria, Ouvidoria, Corregedoria-Geral e Corregedoria da Guarda Civil, se comprometem, por meio de metas, a oferecer melhorias no serviço público. O objetivo é viabilizar uma estratégia de gestão em 2018, com metas de desempenho, baseadas em indicadores de eficiência.

Dados

O Analista de Controle Interno, Marcelo Martins Silva, apresentou aos servidores ligados a Controladoria-Geral, sites que possibilitam a consulta de dados, nacionais e internacionais, e que contribuem para o trabalho específico da pasta. Esses sites possibilitam investigar, por exemplo, empresas que provocaram atos lesivos a administração pública.

Na oportunidade, Marcelo falou da experiência adquirida em recente visita a Secretaria de Estado de Controle e Transparência e Subsecretaria de Estado de Integridade Governamental e Empresarial do Espírito Santo – órgão público referência no combate à corrupção no Brasil, e do trabalho que será desenvolvido em Contagem com base nessa experiência.

Fonte: Portal da Prefeitura de Contagem