Contagem recebe prêmio da Unesco por referência em educação em cerimônia que acontece na Irlanda

15 de setembro de 2017

contagem-recebe-premio-da-unesco-por-referencia-em-educacao-20170914023008

Estudantes e educadores da rede municipal, além do prefeito e secretário de Educação vão participar da solenidade na Irlanda

selogestaotucana

Três estudantes e três educadores da rede municipal de ensino de Contagem embarcam para Cork, na Irlanda, no sábado (16/9). Eles vão participar da cerimônia que vai homenagear os municípios que receberam o título de Cidade Aprendizagem, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O prefeito Alex de Freitas (PSDB), e o secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, também participarão da solenidade.

A premiação ocorrerá durante a 3ª Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem. Estarão presentes representantes das cidades que constituem a Rede Global de Ciências da Aprendizagem, das Comissões Nacionais e dos Estados Membros da Unesco, além de membros de entidades internacionais, organizações não-governamentais (ONGs) e do setor privado.

A conferência tem como objetivo orientar as cidades na implementação da aprendizagem ao longo da vida. Contagem está entre dezesseis cidades, de todo o mundo, que receberão o título. Elas foram escolhidas por meio de um júri internacional, que analisou progressos na área da educação. Do Brasil, apenas Contagem apareceu na lista.

O reconhecimento parte das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, com o intuito de garantir um melhor aprendizado aos estudantes e proporcionar mais qualidade de vida à população. Outros exemplos que fazem Contagem ser uma Cidade de Aprendizagem são os projetos de aspectos sociais e culturais. “Uma Cidade de Aprendizagem é aquela que cuida do seu presente, mas pensando no futuro. E é nesse futuro que devem existir parâmetros humanos, democráticos e atitudes respeitosas com a natureza”, explica a secretária-adjunta de Educação, Claudia Caldeira.

Os três alunos selecionados para participar da premiação estudam nas escolas municipais Maria do Carmo Oréchio, de Nova Contagem e Vasco Pinto da Fonseca, no Eldorado. A escolha foi feita com base na participação deles em projetos ligados à Cidade de Aprendizagem e no perfil escolar, como desempenho, comprometimento com frequência e tarefas, além do comportamento respeitoso com os profissionais da escola e com os colegas.
Matheus Soares, 12 anos, e Eduarda Silva, 11 anos, receberam a notícia com festa. Os estudantes de Nova Contagem vão viajar de avião pela primeira vez. “Quando recebi a mensagem eu chorei de emoção. Foi algo que não imaginei e hoje vejo que está sendo a realização de um sonho”, comemora Eduarda. Já Matheus contou que assim que soube da viagem, não parou de pesquisar sobre a Irlanda. “Todos os dias eu leio algo a respeito de Cork, cidade onde vamos nos hospedar. Estou muito ansioso em poder conhecer um dos países mais lindos do mundo”, afirmou o estudante.

A conferência começa na segunda-feira (18/9) e vai até o dia 20 de setembro. O prefeito Alex de Freitas apresentará aos participantes o modelo de Cidade de Aprendizagem que é aplicado em Contagem. Segundo o secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, receber o prêmio é um incentivo para ampliar ainda mais as ações.

“A nossa proposta é melhorar a qualidade do ensino, diminuir a evasão escolar, ampliar a oferta de vagas na educação infantil e aumentar o tempo de permanência diária do aluno na escola. Esse cuidado com a educação é uma maneira de aumentarmos o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A meta é subir para 6,5 (anos iniciais) e 5,4 (anos finais) até 2019”, explicou Joaquim.

Clique AQUI e confira a programação da 3ª Conferência Internacional sobre Cidades de Aprendizagem.