Você está em:
IMPRIMIR

Comemorações do Dia da Mulher no CRAS em Pouso Alegre

6 de março de 2020

A Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura de Pouso Alegre está promovendo, em todos os seis CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) em funcionamento no município, várias ações com foco no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.

 A programação teve início na quinta-feira (5), no CRAS Sudoeste, que atende à comunidade do bairro São João.  Ali foram apresentadas palestras, promovidas ações de saúde e distribuição de brindes.

 Na sexta-feira (6) as atividades foram realizadas na Estação Cidadania, no CRAS Central (Av. Perimetral), com café da manhã, ginástica e ação de saúde da mulher. Durante toda a manhã pessoas do bairro São Geraldo e adjacências participaram da programação.

 Ainda na sexta-feira o CRAS Cidade Jardim, realizou evento aberto para todos os 17 bairros pertencentes ao zoneamento, com objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher. Houve palestra sobre autoestima com a psicóloga Cíntia Alessandra Nunes (Instituto Maestria) e foram vivenciados  momentos de empoderamento, valorização, interação e motivação. Os participantes puderam refletir sobre as diversas questões que impactam emocionalmente o cotidiano e também a importância da mulher na sociedade.

Na terça-feira (10 de março) o CRAS-Sul vai realizar uma roda de conversa, a partir das 13h30, com a Irmã Neusa Madureira, representante do Centro Integrado de Apoio à Mulher de Pouso Alegre (CIAMPAR), quando serão abordados temas como relacionamento abusivo, feminicídio e outros. Também haverá coffee break e distribuição de brindes para as mulheres participantes dos grupos do CRAS.

 SOBRE OS CRAS: Os Centros de Referência de Assistência Social são equipamentos públicos que oferecem serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco e fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Em Pouso Alegre estão em funcionamento seis unidades, vinculadas à Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura.

 SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER: A partir dos anos 1960, a comemoração do dia 8 de março já tinha se tornado tradicional, mas foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas) apenas em 1975, quando essa organização declarou a data como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo. Como parte desses esforços, o dia 8 de março foi oficializado como o Dia Internacional da Mulher.