Você está em:
IMPRIMIR

O Centro Logístico Industrial Aduaneiro (ACIL) – ou Porto Seco – já está em operação em Pouso Alegre

4 de dezembro de 2017

O CLIA é um Recinto Alfandegado, que normalmente é chamado Porto Seco, por oferecer a empresas e indústrias importadoras e exportadoras todas as facilidades para a gestão de seus negócios

Pouso Alegre sediou, na última semana, o 4° Encontro Empresarial do Sul de Minas, que teve como objetivo disponibilizar ao empresariado local um workshop com painéis de discussão sobre logística integrada. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal.

Estiveram presentes diretores e representantes de empresas estabelecidas em várias cidades da região. A administração municipal se fez representar pelos secretários Dino Francescato (Desenvolvimento Econômico), Rinaldo Oliveira (Planejamento e Meio Ambiente), o chefe de gabinete José Dimas Fonseca, o controlador geral do município Hamilton Magalhães, o procurador geral Demétrius Amaral Beltrão, o assessor jurídico Elias Kallás Filho e o superintentende Paulo Cesar Figueiredo.

Durante o evento, foi apresentado aos empresários detalhes do funcionamento do CLIA (Centro Logístico Industrial Aduaneiro) do Sul de Minas, que começou a operar no mês de outubro as margens da BR 381, em frente a fábrica da Alpargatas. O CLIA é um Recinto Alfandegado, que normalmente é chamado Porto Seco, por oferecer a empresas e indústrias importadoras e exportadoras todas as facilidades para a gestão de seus negócios.Os CLIAs são Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros, ou seja, são recintos de estabelecimento empresarial licenciados pelas pessoas jurídicas habilitadas nos termos da MP 612/13.

Em Pouso Alegre, o CLIA está localizado no Km 791 da Rodovia Fernão Dias (BR-381), no bairro Ipiranga e é administrado pela empresa Armazéns Gerais Sul das Gerais Ltda. A área construída para a estação aduaneira ocupa 20.466 metros quadrados. Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Dino Francescato, o CLIA é um conceito mais ampliado do Porto Seco.

Para o secretário, a instalação proporciona uma expansão muito forte da cidade nas áreas industrial e logística. “O desembaraço feito em Pouso Alegre vai facilitar as operações e reduzir os custos para as empresas que importam componentes e matéria prima para os seus produtos”, analisa Dino Francescato. De acordo com ainda com o secretário, a cidade de Pouso Alegre consolida-se cada vez mais como “Polo Logístico” de toda Região, por sua localização estratégica, e desta forma o Encontro Empresarial do Sul de Minas colocou-se como a principal plataforma e um dos principais eventos da área na região, atraindo empresas de Lavras, Varginha, Três Corações, Poços de Caldas, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Camanducaia, Cambuí, Extrema, Pouso Alegre e até mesmo da Capital Mineira, de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Aeroporto de cargas

Segundo os coordenadores do projeto, o CLIA Sul de Minas deverá ser transferido nos próximos três anos para a área de mais de 1 milhão de metros quadrados ao lado do futuro Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros de Pouso Alegre.O projeto está suspenso desde o ano de 2016 devido a falta de interesse de empresas em participar do seu processo licitatório.

Evento empresarial

As palestras constantes na pauta do evento do 4º Encontro Empresarial do Sul de Minas abordaram desde a prospecção de produtos e fornecedores internacionais; oportunidades e soluções em câmbio, tendências, perspectivas e soluções no transporte internacional de cargas; legislação e procedimentos relativos as novas exigências da Aduana, passando pelos trâmites de desembaraço aduaneiro, e finalizando com o transporte nacional de carga e a distribuição final de produtos, além de consultorias gerais em Negócios Internacionais. Os temas das palestras destacaram: Assessoria em comércio exterior, Logística internacional, Procurement e desenvolvimento de fornecedores internacionais, Prospecção e desenvolvimento de mercados externos, Câmbio, Seguro internacional de cargas, Armazenagem alfandegada e armazenagem geral, Desembaraço aduaneiro, e Transporte rodoviário.

Público alvo

Realizado na Hípica das Palmeiras, no Distrito Industrial, o evento teve como público-alvo empresários, sócios administradores, diretores, gestores e “decision makers” da indústria, comércio e serviços, trazendo as principais tendências em Logística Integrada e consolidando-se como grande oportunidade de desenvolvimento de know-how e network.

Segundo o seu idealizador, o especialista em comércio exterior Diogo Vianna, “o Encontro Empresarial do Sul de Minas, nesta 4ª edição, consolidou-se como a maior plataforma de logística integrada da região. Seu propósito foi promover um espaço ao empresariado para compartilhamento de network e know-how e com isso trazermos maior desenvolvimento econômico ao Sul de Minas”.

Apoio institucional

O Evento contou com apoio institucional de diversos órgãos públicos e instituições de fomento comerciais, industriais e setoriais com atuação em todo Sul de Minas, entre estes a Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, a Fiemg, o Sebrae, a APEX, a Acipa, o Sindvale e o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Minas Gerais.

Além disso, contou com importante participação de empresas âncoras, que são marcas que acreditam na força da promoção de network e know-how como ferramentas fundamentais ao desenvolvimento mercadológico setorial de toda região e desta forma tornam-se essenciais ao fomento da plataforma de negócios. Esta edição contou com patrocínio do CLIA Sul de Minas, EGA, MTN, Comexsal, Original, Operlog e Master Shipping (Com informações do Jornal Diário/Pouso Alegre).