Você está em:
IMPRIMIR

Cadeiras de rodas motorizadas são entregues a 58 pessoas com mobilidade reduzida em Contagem

4 de julho de 2017

19620912_1406378916114376_3286143060648504659_o

selogestaotucana

Todos os usuários cadastrados no setor de Reabilitação do Centro de Consultas Especializadas (CCE) Iria Diniz, 58 pessoas, ao todo, irão receber, cada um deles, uma cadeira de rodas motorizada. Algumas dessas pessoas aguardavam há três anos. A entrega será feita pela Prefeitura Municipal de Contagem (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta quarta-feira (05/7), às 9 horas, no CCE Iria Diniz. Com essa entrega, a fila para acesso ao equipamento no município foi zerada.

Os beneficiados ou receberam diagnóstico ou atualmente estão em acompanhamento para tratamento de lesão medular, paraplegia (perda de controle e sensibilidade dos membros inferiores), tetraparesia (perda parcial da motricidade nos quatro membros) e distrofia muscular. Como a irmãs Adenisia e Ana Lúcida, ambas com diagnóstico de amiotrofia espinhal progressiva, caracterizada por uma fraqueza progressiva dos músculos; ou Maurício, com diagnóstico de lesão na coluna; ou Cícero, que possui sequelas de poliomelite. Dos 58 beneficiados, 13 referem-se a demandas atuais, ocorridas neste ano.

As cadeiras são movidas a energia elétrica, com baterias recarregáveis. Cada uma delas precisou ser adaptada de acordo com as medidas e avaliações feitas individualmente em cada um dos usuários. Para que as cadeiras de rodas pudessem ser personalizadas, todos os fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais do setor de Reabilitação do CCE Iria Diniz e da Atenção Básica da rede SUS/Contagem, 42 profissionais ao todo, passaram por capacitações teórica e prática, a primeira delas ainda no mês de março.

As cadeiras de rodas foram adquiridas por meio da Portaria nº 1.272/2013, do Ministério da Saúde (MS), que inclui procedimentos de cadeiras de rodas e adaptação postural em cadeira de rodas na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) do Sistema Único de Saúde (SUS), e também por meio do Programa Viver sem Limite do MS. Os recursos orçamentários repassados pelo MS são da ordem dos R$ 300 mil.

Como acessar

Os interessados devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde recebem encaminhamento para o setor de Reabilitação do município. Se verificado o atendimento aos critérios para acesso à cadeira de rodas motorizada descritos em legislação, a pessoa é cadastrada e o encaminhamento do pedido passa a integrar uma série histórica, enviada ao Ministério da Saúde (MS) semestralmente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem