Você está em:
IMPRIMIR

Tradicional festa Boi da Manta sairá mais uma vez pelas ruas de Vespasiano para arrastar multidões

20 de fevereiro de 2017

boi

Desfile desta tradicional e concorrida festa da RMBH será realizado mais uma vez nesta terça-feira (21/02); Prefeita Ilce Rocha diz que folião conta com toda infraestrutura para se divertir com segurança e tranquilidade

PSDBnacidade2

A tradicional festa do Boi da Manta promete alegrar mais uma vez, nesta terça-feira (21/02), o pré-carnaval em Vespasiano, que já se tornou um dos mais concorridos e animados da Região Metropolitana de Belo Horizonte. “O evento está contando com toda a infraestrutura para que os foliões se divirtam com segurança, tranquilidade e muita diversão”, ressaltou a prefeita Ilce Rocha (PSDB).

A concentração mais uma vez acontece no estacionamento da prefeitura. Depois os foliões seguem para o quarteirão fechado da Praça JK, percorrendo a tradicional Rua Dr. Ary Teixeira, a partir das 20 horas. O Boizinho, que também já virou tradição para as crianças, tem concentração no Palácio das Artes, a partir das 18 horas.

Esta será a terceira vez que a festa do Boi da Manta anima o pré-carnaval de 2017 em Vespasiano e arrasta multidões pelas ruas da cidade. Os outros dois desfiles foram realizados no dia 16 de fevereiro e no último sábado, dia 18. Foram acompanhados por milhares de pessoas. O desfile final este ano do Boi da Manta será na quinta-feira, dia 23.

Este ano, a Prefeitura de Vespasiano cadastrou cinco blocos (Piquinzada, Vai Lá e Arrasa, Debaixo da Saia, Turma do Balcão e Os Cachaça) que estão desfilando junto com o Boi da Manta.

Origem

O tradicional Boi da Manta surgiu dos imigrantes que desciam da Bahia pelo Rio São Francisco e Rio das Velhas. Tudo começou como uma brincadeira entre empregados do engenho de cana de açúcar na antiga Fazenda do Barreiro, uma das primeiras propriedades do município.

Após o trabalho, os homens apanhavam mantas e com elas cobriam balaios virados de boca para baixo. Mais tarde, o boi deixou a fazenda e ganhou as ruas da cidade. Ao lado do boi, surgiram às marmotas, os bonecos gigantes vestidos de chitão, com caricaturas de políticos e de várias personalidades.

Para a alegria das pessoas que acompanham o boi, uma bateria formada por instrumentos como trombone, cuíca, caixa, surdo e pandeiro vão animando o desfile pelas ruas da cidade.

Confira a programação desta terça-feira (21/02)

• 18 horas – Boizinho
• 19h30 – Show com Geovane Augusto – Palco Boiteco
• 20 horas – Concentração do Boi – Estacionamento da Prefeitura
• 21 horas – Banda Terremoto e Banda Nitidez – Palco Praça