Você está em:
IMPRIMIR

Assistência à saúde em Pouso Alegre chega também aos moradores de rua através de equipe multiprofissional

9 de fevereiro de 2018

O Consultório de Rua integra a política de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde

Desde o início da semana já está em atividade em Pouso Alegre o Consultório de Rua, que integra a política de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde. Ele atende especificamente as pessoas que vivem nas ruas, resgatando, encaminhando para cuidados, em situação de desnutrição e uso de álcool e drogas.

Segundo a secretária municipal de Saúde Silvia Regina Pereira, a ação visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. Com isso a Prefeitura Municipal pretende ofertar atenção à saúde para esse grupo da população em situação de vulnerabilidade social, muitas vezes com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

O Consultório de Rua é formado por equipe multiprofissional que desenvolve ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população. As atividades são realizadas de forma itinerante e, para isso a equipe dispõe de um veículo para sua locomoção. Em Pouso Alegre é formada por sete profissionais da área de saúde: médica, assistente social, psicólogo, enfermeiro, dois técnicos em enfermagem e um técnico em saúde bucal.

Durante cinco dias da semana, de segunda-feira à sexta-feira, a equipe vai desenvolver ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população. As atividades são realizadas de forma itinerante e, quando necessário, desenvolvidas em parceria com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território e ainda com outros equipamentos da rede como albergue, Centro Pop, CRAS, CREAS e CAPS.

Assista ao vídeo