Anastasia cita avanços na saúde pública interrompidos pelo atual governo em Minas

2 de agosto de 2018

O senador Antonio Anastasia, candidato ao governo de Minas, participou nesta quinta-feira (02/08) do 1º Fórum Político da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Regional Minas Gerais (SBOT-MG), realizado em Belo Horizonte. Durante o encontro, Anastasia citou avanços na saúde pública, em especial nos atendimentos de urgência emergência, alcançados durante a sua gestão à frente do governo de Minas e que foram interrompidos pelo atual governo.

“É importantíssimo estar aqui tratando sobre um tema tão relevante que é a saúde pública. Durante nosso período de governo, em associação direta com a sociedade civil organizada, com os municípios, com os hospitais filantrópicos e mesmo os particulares, fizemos um trabalho que foi hercúleo e revolucionário. Nós criarmos uma rede para atendimento da urgência. É bom lembrar que em 2008, quando esse trabalho foi iniciado, nós tínhamos 30 hospitais ou unidades médicas com atendimento de urgência. Em 2014, eram 180. Nós não tínhamos praticamente nenhum município atendido por serviço de Samu. Ao final, nós tínhamos 500. Fomos o primeiro Estado da Federação a introduzir o sistema de atendimento de urgência pelo Samu em consórcio dos municípios. Afinal, para a execução dessa política, quanto mais capilarizada, melhores serão resultado”, lembrou  Anastasia.

Ele explicou que o sucesso de políticas públicas relativas à urgência e emergência podem contribuir para o desenvolvimento dos demais indicadores da saúde e, consequentemente, para a atração de investimento no Estado. “No momento em que nós oferecemos aos investidores um Estado cujos indicadores de saúde são compatíveis com os padrões mais desenvolvidos, nós passaremos a ter um fator diferencial de competitividade para termos aqui investimentos mais expressivos”.

Anastasia reforçou ainda que, caso eleito, irá liderar uma equipe enxuta e comprometida com a reestruturação de Minas Gerais. “Haverá uma equipe harmônica, coesa, firme, criativa, inteligente e, sobretudo, com experiência para devolver Minas Gerais aos trilhos”, finalizou.

Foto: Divulgação.