Você está em:
IMPRIMIR

Ação de saúde ofertou serviços de oftalmologia em Pouso Alegre

18 de fevereiro de 2020

Para atender a grande demanda de pacientes que aguardavam consultas oftalmológicas e avaliação para cirurgias de catarata, a Prefeitura de Pouso Alegre, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sebastião Reis da Silva, no bairro São João. Ali foi lançado o projeto “Melhor Olhar para Pouso Alegre”, com o objetivo de resolver e de proporcionar o atendimento ocular e encaminhamento do paciente para as especialidades que os casos requerem.

A iniciativa atendeu cerca de 600 pessoas entre os dias 13 a 15 de fevereiro. Para a Prefeitura, investir em programas de saúde com foco na população, é uma alternativa que deve ser encarada como forma de otimizar a gestão da saúde pública em geral.

Por meio desse projeto, a Prefeitura ofertou vários serviços de oftalmologia, entre consultas, marcação de exames especializados, retorno pós-cirurgia de catarata e avaliação de cirurgias. Simultaneamente, equipes da Secretaria efetuaram vacinação a atualização do cartão de saúde, bem como o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal lá esteve para informar sobre o Programa Bolsa Família, elaboração de currículo e agendamentos para emissão de CPF e RG.

Para realizar a ação a Prefeitura contou com parceiros como o próprio CAC e a Clínica Clinoftalmo Laser, que disponibilizou sua equipe de profissionais. No período foram realizadas 200 consultas, 120 atendimentos de pós-operatório de catarata e 200 consultas para avaliação de cirurgias, além do atendimento a 35 pacientes em tratamento e acompanhamento de Vitrectomia (cirurgia indicada para tratar diversas doenças dos olhos). Os usuários dos serviços de saúde também foram orientados a buscar melhorias na qualidade de vida com o propósito de evitar doenças.