A pedido de tucano, audiência discute criação de Dia Nacional das Pessoas Surdocegas

8 de agosto de 2017

eduardo-barbosa

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados discute nesta quarta-feira (09/8), em Brasília, a criação do Dia Nacional das Pessoas Surdocegas, a ser celebrado no dia 29 de novembro. O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) (foto), que pediu a realização do debate marcado para as 15 horas no Plenário 13, explica que a criação do dia foi sugerida pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis).

Segundo a instituição, há aproximadamente 40 mil pessoas no Brasil surdocegas, o que se caracteriza pela perda total ou parcial da audição e da visão. “A depender do grau de comprometimento desses sentidos, pode haver severas restrições para o contato da pessoa surdocega com o mundo”, afirma.

Foram convidados para participar da audiência: a educadora social da Feneis Minas Gerais e representante da Associação Brasileira de Surdocegos Lara Gontijo de Castro Souza; um representante da Diretoria Regional da Feneis Distrito Federal; um representante do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e um representante da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Fonte: PSDB na Câmara