Discurso do senador Antonio Anastasia em defesa da Universidade pública no Brasil

9 de maio de 2019

Não há dúvidas – e sou o primeiro a defender isto – de que precisamos avançar e melhorar em diversos aspectos a relação de nossas universidades com a sociedade como um todo. A universidade é local de ensino, de pesquisa e de extensão, de formação de cidadãos, de acadêmicos e de profissionais preparados para os desafios do Brasil, e, nesse sentido, baderna ou descontrole social não devem ser tolerados. Crimes devem ser reprimidos e coibidos nas instituições públicas e nas privadas. O dinheiro público dever ser bem aplicado e fiscalizado. A universidade deve ser protegida e desenvolvida não para a promoção pessoal de qualquer um, mas para o desenvolvimento e o progresso de nosso País.

Não tenho dúvidas de que o Brasil deve priorizar o ensino básico, de que precisamos avançar na melhoria substancial do ensino público fundamental em todo o País. Essa deve ser nossa prioridade número 1 quando falamos em educação. Jamais evoluiremos, todavia, como Nação se desprezarmos o papel de nossas universidades públicas.