Defesa da liberdade e atenção às mazelas sociais pautaram trajetória política de Teotônio

22 de junho de 2017

O jornalista Carlos Marchi acaba de lançar o livro Senhor República: a vida aventurosa de Teotônio Vilela – um político honesto. Em entrevista ao Portal  ITV, Marchi explica sua atração pelo personagem, que suscitou a curiosidade de muitos outros jornalistas que cobriam o Congresso, por integrar a Arena, partido do governo militar, e defender a democracia. A inquietação com a particular figura de Teotônio e a amizade que travou com ele o levaram a escrever o livro.

O jornalista conta como se deu essa conversão e o momento em que Teotônio Vilela começa a lutar pela democracia. Marchi destaca também iniciativas que consolidaram sua trajetória política na oposição, como a atuação na presidência da Comissão Mista da Anistia. Por fim, inicia-se o que Marchi define como a etapa de glória de Teotônio. “Abatido por um câncer, com dificuldade, se arrastando e morrendo de dores, ele viajou o Brasil, enquanto teve o mínimo de forças, pregando as eleições diretas.”

Assista