Governador Valadares é “Município Destaque” em prêmio da Usiminas

30 de abril de 2016

A participação de Prefeitura de Valadares no Prêmio Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale, sem dúvidas, é motivo de muito orgulho pelo reconhecimento dos trabalhos de sustentabilidade desenvolvidos aqui. Nossa cidade trouxe na bagagem os troféus de “Município Destaque” e mais dois “Destaque Acadêmico” nas categorias aluno e professor. A solenidade aconteceu na noite desta segunda-feira (9), em Ipatinga.

Com a aplicação do agregado siderúrgico, material gerado a partir fabricação de aço pela Usiminas, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos consegue reduzir em cerca de 80% a poeira das estradas rurais da cidade e acabar com os impactos de lama no período de chuva. Ao todo, já foram recuperados cerca de 150 km de estradas vicinais, ruas e avenidas das zonas urbana e rural. Esse trabalho nos rendeu o troféu de Município Destaque, como reconhecimento de boas práticas socioambientais.

O Prefeito André Merlo participou da solenidade e destacou a presença vitoriosa de Valadares como resultado de uma política de sustentabilidade. “É motivo de muito orgulho para mim, enquanto gestor, ver a nossa cidade ser reconhecida na região como destaque socioambiental, com a Educação e Obras. A Prefeitura tem feito todo um trabalho para preservar e reduzir impactos no meio-ambiente, e essas premiações aqui na Usiminas vem coroar todo o empenho”, disse o Prefeito.

Realina Adelina em destaque

O prêmio de Destaque Acadêmico – Professor vai para… Sala Ecológica da Escola Municipal Realina Adelina Costa, de Santo Antônio do Porto! O projeto Realina em Ação, inaugurado na última quarta-feira (4), utilizou garrafas pet, tampinhas de garrafa e telhas ecológicas para a construção da sala que será utilizada como espaço de recreação para os estudantes. Como premiação, o colégio recebeu um incentivo de R$ 10 mil para pesquisas.

Por fim, o estudante da Escola Realina Adelina Costa, Matheus Fernandes Correia de Souza, conquistou o Destaque Acadêmico – Aluno, com o projeto “Sucatas no Meio Ambiente, Não”, que retira o material do meio ambiente e dá a eles novas finalidades. Valadares participou ainda com o projeto “Natureza eu Amo, Eu cuido!”, da Escola Municipal Rio Doce.

O secretário municipal de Educação, José Geraldo Lemos Prata, enalteceu o trabalho feito pela escola de Santo Antônio do Porto e dedicou aos alunos a conquista. “Essa é uma noite muito feliz para a Educação de Valadares. Nós temos aqui uma escola da zona rural sendo reconhecida pela criatividade de alunos e professores, que literalmente colocaram a mão na massa e são exemplos de sustentabilidade para todos nós”, disse.

Sobre o Prêmio Usiminas Mobiliza pelos Caminhos do Vale

A Premiação da Siderúrgica Usiminas tem como foco reconhecer as iniciativas inovadoras e sustentáveis de municípios, estudantes e acadêmicos que vêm contribuindo para os resultados do “Caminhos do Vale”, programa em que a empresa a empresa doa agregado siderúrgico para pavimentação de estradas rurais e, como contrapartida, as prefeituras e instituições promovem programas socioambientais junto às comunidades.