Prefeitura inicia os trabalhos do programa de saúde animal em Guaxupé

30 de abril de 2016

O Governo Municipal iniciou na tarde desta quarta-feira, 06 de novembro, os trabalhos no PSA (Programa de Saúde Animal) com atendimentos clínicos, orientações, castração, chipagem, vacinação e vermifugação como forma de prevenção de zoonoses nos animais considerados de rua ou comunitários, bem como cães e gatos pertencentes às famílias de baixa renda em Guaxupé. O Programa foi implantado na cidade através da Lei Municipal nº 2714/19.

Considerado modelo e pioneiro na região, o PSA institui política pública municipal de proteção aos animais, especialmente aqueles em situação de rua, buscando o bem-estar de cães e gatos.

“O projeto visa atender os animais de rua e aqueles animais cujo os proprietários encontram-se em vulnerabilidade social e estejam inscritos em programas sociais do Governo. O Programa será executado pelo médico veterinário que temos na Prefeitura em um espaço preparado para tal, contendo sala de recepção e sala com consultório veterinário”, explicou o prefeito Jarbinhas que esteve presente no primeiro atendimento do PSA.

Todos os atendimentos feitos no PSA são totalmente gratuitos e destinados apenas aos munícipes guaxupeanos e, prioritariamente, àqueles assistidos pelo Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CAD-ÚNICO) assim como para os animais errantes e comunitários.

De acordo com Marcelo Pedroza, veterinário responsável pelos trabalhos no PSA, no local serão atendidos animais para vermifugação, vacinação, consultas e a triagem para a liberação para castrações e chipagem em clínicas credenciadas pela Prefeitura.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. O PSA fica localizado na Rua Norberto Ribeiro do Valle, 36 – próximo ao “Parque Infantil”.