Deputado Domingos Sávio propõe audiência de urgência para ouvir ministro do Planejamento sobre metrô

30 de Abril de 2016

O presidente da Comissão de Viação e Transporte, Domingos Sávio, propôs a realização de uma audiência urgente com o ministro do Planejamento, Esteves Colnago, a fim de buscar solução para o funcionamento do sistema de metrôs administrados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU): Recife (PE), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Natal (RN).

“É uma questão de relevância e urgência”, disse ele. O parlamentar atendeu solicitação feita pelo 1º vice-líder do PSDB, deputado Betinho Gomes (PE). Embora não sendo membro da CVT, o tucano recorreu à Comissão pela gravidade da situação. Por conta do corte de 40%, em média, do orçamento em relação ao ano passado, a direção da CBTU disse que os serviços de transporte de passageiro nessas regiões serão afetados e até mesmo paralisados. Em 2017, a CBTU recebeu R$ 264,2 milhões.

Betinho Gomes informou que já havia tratado dessa questão com o líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que encaminhou o assunto para o Ministério das Cidades. A demanda foi encaminhada para o Ministério do Planejamento, que ainda não ofereceu respostas. “Recentemente tivemos uma reunião pedindo a recomposição deste orçamento, mas até agora não tivemos resposta”, reiterou Betinho Gomes.

OBRAS PRIORITÁRIAS
Dentro do espírito e compromisso de conduzir a CVT de forma compartilhada, Domingos Sávio sugeriu aos membros que solicitaram debates sobre obras em construção nos respectivos estados que reúnam suas bancadas e definam prioridades. Ele citou entre as demandas o conserto e construção das rodovias: BR- 116; BR -163; BR 381 e BR 110 – todas com graves problemas que aumentam o risco de acidentes e mortes.

O deputado informou ainda que manterá as relatorias que já estavam definidas em 2017 e os relatores serão chamados a cumprir o prazo regimental.

Fonte: PSDB na Câmara