Coronel Fabriciano atinge meta de vacinação 100% contra febre amarela

30 de Abril de 2016

Coronel Fabriciano está entre as 12 cidades da região que atingiram a meta de vacinação de 100% contra a febre amarela. Os dados foram divulgados nessa semana pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).  Ao todo, 108.481 pessoas foram vacinadas em todo município, após ações de imunização e mudanças no calendário vacinal de 2017.

Após o surto de febre amarela, que atingiu o Leste de Minas no início do ano passado, a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, diversas ações para alcançar a meta de vacinação 100%, estabelecida pelo Estado. A avaliação positiva é um retrato das ações que a Prefeitura vem realizando por toda a cidade. O Prefeito Dr. Marcos Vinicius destaca “logo no início, quando casos da doença foram identificados na região, os horários de atendimento nas salas de vacinação de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), foram estendidos. Além disso, unidades itinerantes foram montadas para imunizar funcionários de empresas da cidade e da região do Cocais”, conclui.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, afirma que o empenho e dedicação de médicos, enfermeiros e servidores fabricianenses foram indispensáveis para que a cidade conseguisse alcançar a meta. “A única maneira de evitar a contaminação da febre amarela é pela imunização. Por isso, nos não medimos esforços. Estendemos os horários de vacinação, fomos ate áreas rurais e graças a isso, toda a população foi imunizada.”

Em setembro de 2017, Coronel Fabriciano, em parceria com SES-MG, realizou a Campanha de Multivacinação 2017 com o objetivo de sensibilizar a população e colocar os cartões de vacinação em dia, assim, pessoas que ainda não estavam imunizadas puderam se prevenir.

Visando buscar munícipes ainda não vacinados, por viverem em regiões próximas a matas e beira de rios, comunidades de zonas rurais também receberam as ações do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, onde foram realizadas ações de varredura da população residente em áreas rurais pertencentes ao município.

Fonte: Assessoria da Prefeitura