Alex de Freitas anuncia que Prefeitura de Contagem vai acabar com os gargalos na BR 381

30 de abril de 2016

O prefeito Alex de Freitas fez o anúncio das duas intervenções durante evento na Sociedade Hípica

A prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, anunciou nessa segunda-feira (05/02), na Sociedade Hípica de Contagem, importantes obras para o município. Serão construídas duas trincheiras na BR-381, nas avenidas Vila Rica (bairro Jardim Riacho) e Francisco Firmo de Matos (Amazonas). O investimento será de R$ 28 milhões e o prazo de execução é de cerca de 18 meses a partir da autorização dos serviços.

O anúncio foi feito pelo prefeito Alex de Freitas (PSDB) e o vice, William Barreiro. Participaram da solenidade o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes (ANTT), Jorge Macedo de Bastos, lideranças comunitárias, vereadores, secretários, servidores municipais e autoridades estaduais e federais.

“É uma obra muito importante para Contagem, principalmente para os moradores dos bairros Amazonas, Bandeirantes, Industrial, Santa Maria, Riacho, Novo Riacho, Flamengo e Bandeirantes, entre outros. Contamos também na região com um relevante distrito industrial e empresarial, boa parte dele voltado para a logística e transportes, e sempre existiu uma dificuldade de deslocamento para a outra parte da cidade. Todo o planejamento feito pela administração municipal está à altura do que o povo daqui merece. As trincheiras trarão mais segurança, qualidade de vida e melhoria da mobilidade urbana”, destacou Alex de Freitas.

Preocupação com a qualidade de vida

William Barreiro reforçou a preocupação da atual gestão com a qualidade de vida dos contagenses. “Esse governo audacioso, que não se curva diante das dificuldades, corajoso e destemido, tem um olhar para um futuro melhor. Me orgulho de fazer parte dele e com certeza teremos uma cidade mais digna e respeitada. É nossa obrigação trabalhar em prol dos cidadãos”, afirmou.

As novas trincheiras vão funcionar como passagem de nível na BR-381, que é administrada por regime de concessão. Após negociação entre o prefeito e a ANTT foi feito um acordo para viabilização das obras. Jorge Macedo de Bastos apontou o empenho das autoridades mineiras para que a obra fosse autorizada. “Os técnicos trabalharam muito para que isso pudesse acontecer. A obra já está autorizada e rapidamente será iniciada para atender toda a população”, disse o diretor-geral da Agência.

Demanda antiga

As obras são demandas antigas da população e, além de melhorar o fluxo de veículos, beneficiarão milhares de moradores, pedestres e motoristas, dando mais segurança ao trânsito e agilidade ao transporte coletivo. Também vão alavancar o desenvolvimento econômico da região.

Carlos Alberto Lopes Cansado, líder comunitário da Vila Lemp reforçou a importância da intervenção e lembrou que os moradores sempre ouviram a promessa de que a obra seria feita, porém nunca saiu do papel. “Agora é diferente. A única pessoa que encarou e viu os reais problemas da região foi o prefeito Alex de Freitas. Os benefícios serão inúmeros. Nossos imóveis serão valorizados, veremos melhorias na mobilidade urbana e tráfego para ligação dos bairros”, comemorou.

Segundo Helvécio Tamm, superintendente do Consórcio Fernão Dias, a obra está sendo incorporada ao contrato de concessão. Estão sendo elaborados os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental. “Após aprovação da ANTT, partiremos para o projeto executivo e em seguida o trâmite de licitações para que seja iniciada a obra. Ao ser incorporada no contrato, os serviços serão executados pelo Consórcio, assim como a responsabilidade de manutenção. O objetivo é separar da rodovia os usuários locais com os de longa distância”, explicou.

Clique AQUI e veja galeria de fotos do anúncio