Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares fecha parceria com instituições de ensino superior

30 de abril de 2016

O encontro formalizou ações em um Contrato Organizativo de Ações Pública Ensino-Saúde

Um encontro formalizou ações em um Contrato Organizativo de Ações Pública Ensino-Saúde

selogestaotucana

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Governador Valadares, por meio da Núcleo de Gestão Estratégica e Inovação em Saúde (NGEIS), reuniu-se na última semana com representantes de Instituições de Ensino Superior (IES) para apresentar, discutir e aprovar propostas de parceria para o desenvolvimento de melhorias no sistema de saúde. O encontro formalizou as ações em um Contrato Organizativo de Ações Públicas Ensino-Saúde (COAPES-GV).

As reflexões acontecem no intuito de que todas as atividades (projetos de extensão, estágios, pesquisas) desenvolvidas pelos acadêmicos agreguem valor aos serviços de saúde, devendo estar alinhadas à estratégia traçada no início da atual gestão para nortear a organização do sistema de saúde do município.

De acordo com a coordenação do Núcleo de Integração Ensino-Serviço (NIES), atualmente o município conta com mais de 300 atividades desenvolvidas no âmbito das equipes de saúde da família, do hospital, serviços especializados, vigilância em saúde e até mesmo da gestão da SMS. O desafio é integrar ideias e ações com foco nos resultados definidos como prioritários pelo município no campo da saúde.

Na oportunidade, foi apresentada ainda uma proposta de fluxo para apreciação de novos projetos por parte das IES e um formulário-padrão para quando os mesmos forem encaminhados para o Núcleo de Gestão Estratégica, que validará a coerência e sinergia das intervenções junto com as áreas técnicas respectivas.

Para a secretária adjunta de Saúde, Sheila Furbino, Valadares tem um campo vasto de oferta, trabalho e pesquisa que beneficiam as universidades, que, por sua vez, precisam dar uma contrapartida. “É garantir uma atividade de ensino e pesquisa integrada com aquilo que é objetivo, com a missão e visão impostas pela Secretaria de Saúde,” ressaltou Sheila.