Secretaria de Turismo de Poços de Caldas divulga perfil do turista que visitou a cidade mês passado

30 de abril de 2016

A maioria dos turistas que visitam Poços de Caldas é de São Paulo

A maioria dos turistas que visitam Poços de Caldas é de São Paulo

selogestaotucana

O Centro de Informações Turísticas da Secretaria de Turismo de Poços de Caldas, em parceria com o Sesc Pousada, divulgou uma pesquisa feita no mês passado com turistas que vieram à cidade. Poços de Caldas é uma das principais cidades turísticas de Minas e tem como principais atrativos às águas sulfurosas, procuradas para banhos de imersão e degustação. Nas termas e nas dezenas de fontes da cidade, cuidar da saúde e da beleza são as prioridades.

Entre os passeios, o mais concorrido é o de teleférico, que leva ao topo da Serra de São Domingos. Lá em cima, a vista panorâmica divide a atenção com o monumento ao Cristo Redentor e com o Aquário, repleto de peixes de águas doce e salgada. Já uma voltinha de charrete pode ter como destino a cachoeira Véu das Noivas, com quedas d´água que chegam a dez metros de altura.

Nos últimos anos, o município passou a explorar outros belos atrativos para pessoas de todas as idades e gostos, como o turismo ecológico, cultural, de aventura e esportes radicais.

Levantamento

O levantamento realizado pela Secretaria de Turismo indicou o perfil do turista, cuja maioria é de mulheres (56%). Do total de turistas, 25% são da faixa de 26 a 35 anos, 19% têm entre 15 e 25 anos, 19% possuem idade entre 56 a 65 anos, 15% são de pessoas entre 46 a 55 anos, 12% têm de 36 a 45 anos e 6% possuem mais de 65 anos. Quatro por cento não informaram a idade.

Localizada no Sul de Minas, a 280 KM de São Paulo (SP), é do estado vizinho que vem a maioria dos turistas: 71%. E possuem ensino superior (63%) e renda de cerca de cinco salários mínimos (44%). Além disso, a maioria veio com a família ou são casais, totalizando 92%.

Setenta e sete por cento dos viajantes disseram que Poços de Caldas foi o único destino pensado para a viagem. A grande maioria, 71%, veio pela primeira vez, e pretende retornar (94%). Para 34%, o motivo da vinda é o valor histórico-cultural da cidade. Para 23%, a viagem foi para descanso e 24% vieram conferir os atrativos naturais de Poços.

Ao todo, foram aplicados 48 questionários.