Prefeitura de Contagem vai ajudar na distribuição de kits para TV digital para a população de baixa renda

30 de abril de 2016

seja-digital-site-1

selogestaotucana

A Prefeitura de Contagem assina nesta sexta-feira (07/7), às 9 horas, termo de cooperação com a Seja Digital, entidade administradora da digitalização de canais TV e RTV (EAD). A assinatura será no auditório. O objetivo da parceria é distribuir gratuitamente kits para a população de baixa renda inscrita em programas sociais do governo federal.

Em novembro, o sistema analógico de transmissão televisiva será desligado na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Apenas o sistema digital funcionará, ou seja, será necessário a aquisição de um televisor com essa tecnologia, ou de antena UHF e conversor para que o equipamento antigo faça a captação do sinal digital.

A boa notícia para a população de baixa renda é que os kits digitais serão disponibilizados gratuitamente pelo governo federal, por meio da Seja Digital. A instituição não-governamental é responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em Contagem, a Seja Digital contará com o apoio da prefeitura na distribuição dos equipamentos, aproximadamente 50 mil, bem como para garantir o acesso de todos ao sinal de TV. A parceria busca promover a inclusão social, conduzir o processo de desligamento do sinal de forma sustentável, valorizando a mão de obra técnica e a cultura local e fomentando novas oportunidades de geração de renda.

Pesquisa

Receberão os kits a população de baixa renda inscrita em programas sociais e no Cadastro Único (CAD) do governo federal. Para verificar se está na lista de beneficiários, basta acessar o site sejadigital.com.br/kit, inserindo o número do CPF ou de identificação social (NIS) e preenchendo os formulários. Quando o processo de agendamento for iniciado, a Seja Digital entrará em contato com quem for beneficiado.

Segundo Rodinei Ferreira, secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, a prefeitura vai disponibilizar sua estrutura para divulgar a ação de distribuição gratuita dos kits. “Essa parceria é de grande importância, principalmente pela questão social. Atenderemos as pessoas que mais necessitam e não têm condições de adquirir o conversor digital”, destacou.