João Leite

30 de abril de 2016

Bacharel em História, João Leite da Silva Neto nasceu no dia 13 de outubro de 1955. Filho de um guarda civil e de uma funcionária pública, é casado, tem três filhos e três netas. É membro da Igreja Batista Central e fundador da ONG Atletas de Cristo.

A vida profissional de João Leite começou como atleta de futebol jogando como goleiro no Clube Atlético Mineiro. Também jogou no América Mineiro, no Vitória de Guimarães, em Portugal e na Seleção Brasileira, em 1981 e 1982. Em sua vida de atleta, João Leite foi o jogador que mais vestiu a camisa do Galo, 684 vezes, tendo conquistado 10 títulos estaduais e uma Conmebol.

Ao encerrar a carreira de atleta, João Leite dedicou-se à política. Foi vereador por Belo Horizonte e deputado estadual, sendo de deputado mais votado do Estado nas eleições de 1998 e 2002.

Como legislador mineiro, João Leite presidiu duas CPIs e foi o relator de outra. Atualmente, preside a Comissão Extraordinária Pró Ferrovias Mineiras e é membro da comissão de Segurança Pública.

Emenda Parlamentar é o instrumento que o deputado possui para aperfeiçoar a alocação de recursos públicos. Em seus mandatos, João Leite indicou 734 emendas para 108 cidades, contemplando necessidades específicas de instituições governamentais e não governamentais, cujas carências não foram percebidas pelo Governo Estadual.

Na área da saúde, por exemplo, João Leite beneficiou os hospitais da Baleia, Hospital Evangélico, Hospital Felício Roxo, Hospital Mário Penna, Hospital São Francisco e Santa Casa.