Paulo Abi-Ackel

30 de abril de 2016

Paulo Abi-Ackel nasceu em Belo Horizonte no dia 21 de junho de 1963. É filho de Ibrahim Abi-Ackel, ex-ministro da Justiça e ex-deputado federal.

Advogado, formado pela faculdade Milton Campos, em Belo Horizonte, Paulo exerceu a profissão por 20 anos consecutivos. O interesse pela política começou na década de 90, quando acompanhou a participação de seu pai no Congresso Nacional.

Profissional consagrado, Paulo foi escolhido, em 2004, pelo presidente da República para Juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG), um dos mais importantes do país. Deixou o TRE para atender ao chamado de sua vocação e ao apelo das maiores lideranças políticas de seu estado.

Em 2006, foi eleito deputado federal por MG, se reelegendo em 2010, 2014 e 2018.  Foi presidente do PSDB de Minas Gerais pela primeira vez em 2009 e assumiu novamente esse cargo em maio de 2019.

Foi Líder da Minoria na Câmara dos Deputados e membro Titular da Comissão de Minas e Energia, uma das mais importantes do Congresso, e Membro Titular da Comissão de Legislação Participativa. Também foi membro da Comissão de Defesa do Consumidor, da Comissão Especial de Guarda e Classificação de Documentos Sigilosos da Câmara dos Deputados.Foi presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática – CCT.

Paulo Abi-Ackel  vem sendo incluído na relação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos “Cabeças do Congresso Nacional” desde o primeiro ano de seu primeiro mandato. É um dos dez parlamentares de todo o Brasil que mais vezes foi relacionado (13 vezes) desde o início do levantamento em 1994. Abi-Ackel é citado na lista dos parlamentares formuladores. Esses, de acordo com o Diap, são considerados os mais produtivos por se dedicarem à elaboração de textos com propostas legislativas para deliberação.

 

Leia mais